Orientação Técnica do Programa Cultura é Currículo

Os PCNPs discutiram temas ligados aos projetos "Lugares de Aprender" e "Escola em Cena" durante. Saiba mais!

Educação

30/11/12 10:58 - Atualizado em 30/11/12 11:01

Entre os dias 6 e 8 de março deste ano o Programa Cultura é Currículo realizou uma Orientação Técnica na EFAP - Escola de Formação e Aperfeçoamento de Professores.

Os PCPNs que estiveram presentes falaram sobre temas relacionados aos projetos "Lugares de Aprender" e "Escola em Cena". O resultado das discussões você assiste nos vídeos abaixo:

- Avaliação do Programa Cultura é Currículo pelas diretorias de ensino

Supervisores e PCNPs avaliam a importância de levar seus alunos às principais instituições culturais do Estado de São Paulo. Democratizar o acesso à cultura e diversificar o ensino são alguns dos muitos pontos positivos levantados pelos professores.

- Experiência dos alunos durante as visitas

O interesse que as visitas do Programa despertam nos alunos vai além do esperado. PCNPs apontam o aumento do repertório, maior interesse pela informação e ampliação do olhar como alguns dos principais ganhos dos estudantes após as experiências culturais

- Cultura é Currículo para os educadores

Não são só os alunos que aprendem com as visitas proporcionadas pelo Programa! Neste vídeo os PCNPs falam sobre a importância de expandir os horizontes quando assistem às peças teatrais ou conhecem novas instituições culturais.

- A preparação

O trabalho em sala de aula com os estudantes é de extrema importância para que a visita seja mais proveitosa. Compreender o objetivo da ida ao museu, por exemplo, colabora para que o aprendizado seja mais bem absorvido.

- Os desafios

Neste vídeo PCNPs comentam sobre os principais desafios enfrentados pelo Programa Cultura é Currículo. Atender 100% dos alunos da rede pública e melhorar a formação do professor que orienta as visitas foram alguns dos pontos citados.

-  Relatos de experiências bem sucedidas

Neste vídeo os PCNPs relembram alguns exemplos do impacto positivo que as visitas do Programa causam nos alunos. Após a ida às instituições culturais, o trabalho desenvolvido em sala de aula também reflete as mudanças de pensamento e o aumento do interesse pela cultura.                                                                                                    

Compartilhar